EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA E RECURSOS TECNOLÓGICOS: POTENCIALIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA

Autores

  • Elisângela Isabel Nicaretta
  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Educação matemática. Etnomatemática. Recursos computacionais.

Resumo

O presente artigo evidencia alguns resultados de prática pedagógica investigativa efetivada com uma turma de alunos da oitava série do Ensino Fundamental em uma escola localizada em um município do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são os relativos ao campo da educação matemática denominado de Etnomatemática e as teorizações sobre a incorporação de recursos tecnológicos nas aulas da disciplina Matemática. O material de pesquisa foi constituído por entrevistas por meio da técnica de grupo focal, material escrito e produzido pelos alunos e anotações no diário de campo da professora pesquisadora. A análise efetivada sobre o material de pesquisa apontou que: a) os alunos, ao se reportarem à Matemática, declararam que a disciplina é difícil e expressa por regras, como formalismo, linearidade e abstração, além de haver a supremacia da escrita em detrimento da oralidade, e b) os estudantes atribuíram importância à diversidade de culturas para o município, entretanto argumentaram que o cultivo de fumo deve permanecer, por ser mais rentável.

Biografia do Autor

Elisângela Isabel Nicaretta

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES. Professora de Escola Básica

Ieda Maria Giongo, Centro Universitário UNIVATES

Professora vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e ao Mestrado Profisisonal em Ensino de Ciências Exatas

Downloads

Publicado

01-08-2014

Como Citar

NICARETTA, Elisângela Isabel; GIONGO, Ieda Maria. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA E RECURSOS TECNOLÓGICOS: POTENCIALIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/762. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos