ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS PRIMEIRAS ESCRITAS DA CRIANÇA E A POSSIBILIDADE DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO EM SALA DE AULA

Autores

  • Cláudia Inês Horn
  • Jacqueline Silva da Silva
  • Luciane Abreu

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Crianças. Alfabetização. Letramento.

Resumo

Este artigo busca explicitar alguns conceitos teóricos acerca da alfabetização e do letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental, apresentando articulações com o trabalho realizado na Educação Infantil. Apresenta ainda o papel ativo do professor na relação com as crianças, nas propostas oferecidas, bem como na organização dos espaços para alfabetização e letramento. Dessa forma, proporciona uma reflexão sobre as práticas escolares e a importância da ludicidade como possibilidade de trabalhar as linguagens expressivas das crianças, abrindo um campo para que dialoguem consigo mesmas, com os outros e com o mundo que as rodeia, produzindo interações, relações e novos saberes.

Downloads

Publicado

22-03-2012

Como Citar

HORN, Cláudia Inês; SILVA, Jacqueline Silva da; ABREU, Luciane. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS PRIMEIRAS ESCRITAS DA CRIANÇA E A POSSIBILIDADE DE UM TRABALHO SIGNIFICATIVO EM SALA DE AULA. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/715. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos