ORTOPEDIZANDO OS CORPOS: PARADOXOS DA MODERNIDADE

Autores

  • Maria Isabel Lopes Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Governo. Ortopedia.

Resumo

Este artigo se ocupa da análise dos discursos psicopedagógicos de algumas obras do mercado psi atual. Seu objetivo é mostrar como esses discursos, ao prescreverem sobre o diagnóstico psicopedagógico, produzem uma psicopedagogia que se constitui como uma ortopedia. Trata-se de uma psicopedagogia específica, fabricada nas malhas de um discurso psicopedagógico que produz um sujeito determinado. Ao tomar como objeto de estudo os discursos que produzem a psicopedagogia como uma ortopedia, este texto está tratando de governo, de uma ação sobre a ação dos outros; um governo que age tanto sobre a atividade do profissional da psicopedagogia, por meio de uma formação específica, como também captura a família e o sujeito criado pelo discurso psicopedagógico. Trata-se, portanto, de um poder que incita, que produz o que a psicopedagoga deve ser e saber, e que direciona suas ações numa operação que não cessa, até que todos [profissional, família e sujeito] sejam atingidos, atravessados por ela. Para a realização das análises que desenvolvo neste trabalho, usei algumas formulações do filósofo francês Michel Foucault, bem como de outros autores pós-estruturalistas. Compõem o corpus desta pesquisa as seguintes obras: Psicopedagogia clínica - uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, de Maria Lúcia L. Weiss; A inteligência aprisionada - abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família, de Alicia Fernández; e Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, de Sara Paín.

Biografia do Autor

Maria Isabel Lopes, Centro Universitário UNIVATES

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Psicopedagoga clínica e institucional e professora visitante do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

22-03-2012

Como Citar

LOPES, Maria Isabel. ORTOPEDIZANDO OS CORPOS: PARADOXOS DA MODERNIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/712. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos