TRANSESCRITAS DA EDUCAÇÃO: WOOLF E LISPECTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2893

Palavras-chave:

Literaturas transescritas. Educações transcriadoras. Filosofia da Diferença.

Resumo

O presente artigo enseja, por meio das obras de Virgínia Woolf e Clarice Lispector, pensar as potências de uma transescrita da educação. O movimento consiste em colocar a literatura sob o domínio dos afectos e perceptos, criar uma intercessão com a filosofia da diferença e a educação, com os personagens de Lispector e Woolf, aproximando e tensionando sentidos ao contingencial e ao essencial da realidade educacional e literária. Partindo desse ponto, esse estudo busca questionar o que é banalizado como realidade única em educação e literatura, por meio de obras das próprias autoras, que realizam deslocamentos de linguagem e experimentações. Para tanto, alguns autores intercedem nesse percurso, como Deleuze e Guattari (1977), Nascimento (2012), Zordan e Tadeu (2004), Prado (2017). Propomos instigações e experimentações no âmbito educacional, por meio de intercessões e aproximações entre Lispector e Woolf ao encontro de uma transescrita como estilo ou Diferença, uma escrita livre e de livre trânsito entre as autoras e personagens, com suas linguagens que colidem umas com as outras, em movimentos confluentes de potências de vida na educação.

Biografia do Autor

Ademilson Filocreão Veiga, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA), linha de pesquisa Culturas e Linguagens, Bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES e Membro do Grupo de Pesquisa ANARKHOS (CNPq).

Gilcilene Dias da Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS. Docente efetiva da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/ Cametá, Faculdade de Linguagem. Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e docente do Doutorado em Rede da Amazônia - EDUCANORTE. Líder do Grupo de Pesquisa ANARKHOS (CNPq). Coordenadora do Projeto de Pesquisa “O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar” (PROPESP/UFPA).

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

VEIGA, Ademilson Filocreão; DA COSTA, Gilcilene Dias. TRANSESCRITAS DA EDUCAÇÃO: WOOLF E LISPECTOR. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2893. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2893. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos