AP-DICUMBA: APRENDER PELA PESQUISA A PARTIR DE ANIMAÇÕES PARTICIPATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2886

Palavras-chave:

Dicumba. Aprender pela Pesquisa. AP-Dicumba.

Resumo

Este trabalho apresenta uma aproximação lúdica, atualmente teórica com modelo prático, da metodologia Dicumba (Desenvolvimento cognitivo universal-bilateral da aprendizagem), a AP-Dicumba (Animação Participativa na Dicumba), onde o aluno possui a liberdade de definir tanto a animação quanto o objeto de estudo dentro do universo escolhido para aprender química por meio da pesquisa. Na AP-Dicumba o professor possui o papel de orientador-facilitador, firmando raízes nas teorias de Carl Rogers e de Paulo Freire, que tornam imprescindível a pesquisa para que seja possível ensinar. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e posterior triangulação de dados a partir de artigos relacionados a Dicumba, bem como a autores que interagem para a construção de uma base sólida à inserção da ludicidade na metodologia Dicumba. Ademais, a partir do estudo, demonstra-se por meio da animação “A Era do Gelo 2: o Degelo” uma forma prática e lúdica de desenvolver a AP-Dicumba por meio de 9 passos, dependendo, exclusivamente, da ação conjunta e colaborativa entre professor e aluno.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Dangui Bellardo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduando em Licenciatura em Química e alunos de Iniciação à Docência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Isis Lemes Vicente, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduanda em Licenciatura em Química e alunos de Iniciação à Docência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Eduardo Bello Dunker, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduando em Licenciatura em Química e alunos de Iniciação à Docência vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018) e em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Dom Alberto (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). PhD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - no Programa de Pós-graduação: Educação em Ciências: química da vida e saúde, onde desenvolveu a metodologia DICUMBA - Desenvolvimento Cognitivo Universal-bilateral da Aprendizagem. Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

BELLARDO, Pedro Henrique Dangui; VICENTE, Isis Lemes; DUNKER, Eduardo Bello; BEDIN, Everton. AP-DICUMBA: APRENDER PELA PESQUISA A PARTIR DE ANIMAÇÕES PARTICIPATIVAS. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2886. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2886. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos