ANÁLISE DA PRESENÇA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aléxia Islabão dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-5107-0680
  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2882

Palavras-chave:

livros didáticos, língua portuguesa, ensino fundamental, variação linguística

Resumo

No presente artigo, realiza-se uma análise da coleção de livros didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental intitulada Tecendo Linguagens: língua portuguesa (ARAÚJO; OLIVEIRA, 2018) com o objetivo de demonstrar como a variação linguística é abordada. A metodologia do trabalho consistiu na leitura de todos os capítulos de cada livro pertencente à coleção e na descrição da forma como esse conteúdo é abordado por ela. A análise orientou-se pelos estudos de Bagno (2007), que serviram como fundamentação teórica base para este trabalho. Além disso, o artigo também está embasado em mais autores da área da sociolinguística, como Zilles e Faraco (2017), Basso e Ilari (2012), Coelho et al. (2015), Bagno (2013), entre outros. Como resultados, pode-se destacar a análise detalhada da forma como os livros didáticos escolhidos abordam de forma teórica e prática conceitos pertinentes à variação linguística, além de uma análise geral em que são apontados os aspectos desse tema que foram ou não abordados pela coleção.

Biografia do Autor

Aléxia Islabão dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2017). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. Atualmente estuda Língua Portuguesa e Literatura.

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

ISLABÃO DOS SANTOS, Aléxia; ECKERT, Kleber. ANÁLISE DA PRESENÇA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2882. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2882. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos