SIMULAÇÕES, ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2871

Palavras-chave:

divulgação científica, modelagem, astrofísica.

Resumo

Este artigo faz uma análise das potencialidades existentes no uso didático de três softwares de simulação elaborados para o ensino de conceitos científicos: “Stellarium”, “Monte um átomo” do “PhET – Interactive Simulations” e “Exoplanet Transit Hunt”. Durante a investigação foram estruturadas e realizadas apresentações de divulgação científicas sobre temas de astronomia, astrofísica e cosmologia que se utilizaram estes softwares. São relatadas experiências envolvidas nas ações que ocorreram em 2018 e em 2019, em instituições de ensino do litoral norte paulista, a partir das parcerias desenvolvidas com o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A fundamentação teórica para as atividades realizadas foi feita a partir de uma revisão bibliográfica sobre a literatura científica existente sobre os temas em questão, em livros, artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. As atividades realizadas evidenciaram que os três softwares utilizados colaboraram consideravelmente com a compreensão dos conceitos científicos envolvidos. As ações permitiram notar também um grande interesse por temas de astronomia pelos alunos da educação básica, o que é algo que deve ser considerado na elaboração de estratégias para a melhoria da educação científica nas escolas de ensino fundamental e médio.

Biografia do Autor

Rafael Brock Domingos, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Estudante de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Ryan Nepomuceno Montemor, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Estudante de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984) Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000) Mestre em Física pela USP (1988) Doutor em Física pela USP (1996) Docente do IFSP-Caraguatatuba

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

DOMINGOS, Rafael Brock; MONTEMOR, Ryan Nepomuceno; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. SIMULAÇÕES, ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2871. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2871. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos