PRÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS: UM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2853

Palavras-chave:

Ensino, Experiências, Educação de professores

Resumo

Os contextos de ensino de línguas adicionais vêm se diversificando na contemporaneidade e, dentre eles, está o crescente ensino de língua inglesa (LI) para crianças (CIRINO; DENARDI, 2019). Neste trabalho, apresentamos um levantamento bibliográfico exploratório de relatos de pesquisas sobre práticas no ensino de línguas adicionais para crianças nos contextos da Educação Infantil e/ou no Ensino Fundamental I. O enfoque recai sobre trabalhos empíricos recentes que reportam experiências no ensino e na formação de professores de línguas para crianças. De natureza qualitativa, este trabalho inscreve-se no âmbito da Linguística Aplicada na medida em que se preocupa com questões de uso da linguagem (CAVALCANTI, 1986) relativas a ações afirmativas e a práticas de sala de aula. Os resultados apontam a predominância da LI em relação às demais línguas, bem como uma variação em termos de temáticas de ensino e ações de educação de professores, objetivos de pesquisa, resultados e/ou impactos das pesquisas para as comunidades escolares investigadas.

Biografia do Autor

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017). Atualmente, é colaboradora dos projetos de pesquisa 1) Laboratório virtual de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon): pesquisa, ensino e extensão da UFSM e 2) FELICE/ CNPq - Formação de professores e ensino de línguas para crianças da Universidade Estadual de Londrina. Colabora com os projetos de extensão 1) LabEOn: Ensino de Línguas a distância via Extensão Universitária da UFSM e 2) TEIA - Teachers of English in Action - PROJETO INTEGRADO DE FORMAÇÃO (INICIAL E CONTINUADA) DE PROFESSORES DE INGLÊS da Universidade Estadual de Londrina. Integra a comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) da UFSM, colaborando como elaboradora da área de inglês. Suas áreas de interesse, inscritas na Linguística Aplicada, referem-se a práticas de letramento, ensino e aprendizagem de línguas adicionais e educação inicial e continuada de professores de línguas.

Natália Lopes Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente, cursando graduação em Letras - Licenciatura - Habilitação: Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2017, atuou como monitora bolsista do projeto Línguas no Campus (LINC), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação pela UFSM. Em 2018 participou do projeto de Extensão intitulado Projeto Integrado de Extensão do DLEM - Centro de Línguas e Literatura De 2018 a 2019, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. No ano de 2020, foi integrante do projeto Letramentos em língua inglesa com comunidades de prática da educação infantil e dos anos iniciais. Atua na área de Linguística Aplicada

Daniel Henrique Hoffmann, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria. Auxiliar Administrativo no Projeto Línguas no Campus (LINC), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (2020). Participou como Monitor no projeto LINC-Línguas no Campus pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Participou do Projeto de Ensino de Alemão como língua estrangeira pela Universidade Federal de Santa Maria (2019).

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

SELBACH, Helena Vitalina; ROBAINA, Natália Lopes; HOFFMANN, Daniel Henrique. PRÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS: UM LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2853. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2853. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos