HOSPITALIDADE E CONVIVÊNCIA COMO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE RUA NO LESTE FLUMINENSE

Autores

  • Lucas Salgueiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4111-2685
  • Débora Simeão Ortman Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Filipi José da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2829

Palavras-chave:

Pedagogia da Hospitalidade, Pedagogia da Convivência, Pedagogia Social de Rua, Práticas socioeducativas, Educação não escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas socioeducativas realizadas com pessoas em situação de rua sob a ótica, principalmente, das Pedagogias da Convivência de Xesús Jares (2002; 2007; 2008) e da Hospitalidade de Isabel Baptista (2005; 2008; 2011). Tendo como base a atuação realizada pela Missão Católica Discípulos de Assis pelas ruas de Niterói-RJ durante o ano de 2018, este trabalho visa conceber novas contribuições acerca dos usos teóricos da Pedagogia Social nas práticas desenvolvidas com populações em situação de rua. Para tanto, enxergamos nos modelos de Jares e Baptista uma forma de empregar práticas interpessoais centradas na convivência comprometidas com uma Educação para a Paz e uma formação cidadã do assistido, tal como, enxergando esse “outro” como um “hóspede”, possibilitando uma prática que o faça se sentir acolhido. Como resultados principais da pesquisa, apontamos as potencialidades e caminhos de uma Pedagogia Social de Rua centrada na convivência com o outro e na construção de lugares de hospitalidade – materiais e imateriais – junto a esses grupos. Dessa forma, compreende-se a importância de uma formação, inicial ou continuada, para os profissionais da educação que irão trabalhar com esse grupo social específico visando uma formação cidadã que possa educá-los para a luta pela garantia de seus direitos e as suas futuras escolhas dentro da sociedade fluminense.

Biografia do Autor

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação - Processos formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Pós-graduando (lato sensu) em Educação Básica - Gestão Escolar pela UERJ/FFP. Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional. Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Extensão Fora da Sala de Aula da UERJ/FFP. Bolsista Capes. E-mail: salgueirollucas@gmail.com.

Débora Simeão Ortman Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do PIBID (UERJ/FFP) pelo Projeto “A iniciação à docência e as atividades extraclasse em cursos profissionalizantes de formação de professores de ensino médio no Leste Fluminense”, sob orientação do Prof. Dr. Arthur Vianna Ferreira. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). E-mail: ortmanffp18@gmail.com.

Filipi José da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista monitor da disciplina de Didática da UERJ/FFP. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP. Professor voluntário do Pré-Vestibular “Saber Para Mudar” – FFP da UERJ/FFP. E-mail: filipijoseuerjffp@gmail.com.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da (UERJ/FFP). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas (FCC-SP). Coordenador-Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). E-mail: arthuruerjffp@gmail.com.

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

LOPES, Lucas Salgueiro; PEREIRA, Débora Simeão Ortman; SILVA, Filipi José da; FERREIRA, Arthur Vianna. HOSPITALIDADE E CONVIVÊNCIA COMO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE RUA NO LESTE FLUMINENSE. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2829. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2829. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos