AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Carlos Eduardo Lima dos Santos Universidade Federal de Pelotas.
  • Ednaldo da Silva Pereira Filho Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2827

Palavras-chave:

Representações Sociais, BNCC, Professores, Educação Física Escolar.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo descrever e analisar as representações sociais dos professores de Educação Física da rede municipal de Gravataí/RS, diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que se utilizou de questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas destinados aos professores desta área de conhecimento das escolas das regiões distritais desse município. Os resultados mostraram que os profissionais de Educação Física encaram como principais dificuldades os fatores associados à estrutura física e/ou materiais das escolas, além da falta de domínio em certos conteúdos, apresentando, também, críticas e opiniões contrastantes a respeito do documento. Todavia, os professores participantes reconhecem a importância da BNCC, principalmente em razão da padronização do ensino, a adição de elementos específicos das habilidades e competências abordadas, além de uma melhor organização e orientação para os docentes.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Lima dos Santos, Universidade Federal de Pelotas.

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2020); pós-graduando em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas.

Ednaldo da Silva Pereira Filho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1985), especialização em programação de ensino pela Faculdade de Educação da Bahia (1986), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Ciências Sociais (2011), ambos, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-doutorado em Educação (2019) pela Universidade Federal da Bahia. Atua como professor (desde 1990) e gestor (desde 2000) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, bem como é pesquisador do Grupo OTIUM: Esporte, Saude e Qualidade de VIda, desta universidade e registrado no CNPq. Tem experiência na área das Ciências Sociais, com predominância na Educação, com ênfase em Educação Física, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: formação profissional em educação física, educação física escolar, políticas públicas de esporte e lazer, e políticas da infância, adolescência e juventude.

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

LIMA DOS SANTOS, Carlos Eduardo; DA SILVA PEREIRA FILHO, Ednaldo. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2827. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2827. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos