DESAFIOS DO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO GÊNERO RESENHA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Flávia Zanatta
  • Garine Andréa Keller Univates
  • Juliana Thiesen Fuchs

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2825

Palavras-chave:

Ensino da escrita acadêmica, Resenha, Educação a distância, Uso de ferramentas tecnológicas, Interação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de abordagem do gênero textual/discursivo resenha em contexto de educação a distância que envolve a interação, a diversidade de materiais e o uso de ferramentas tecnológicas. Partindo do entendimento de que a aprendizagem da escrita de um gênero textual/discursivo se dá por meio do contato com exemplares desse gênero, da leitura e análise desses exemplares e da constante revisão e reescrita, organizamos um conjunto de seis aulas para contemplar todas essas ações. As atividades propostas nessas aulas consistiram em leitura e análise de resenhas, apropriação de estratégias para sua elaboração, especificidades da resenha de obra cultural e da resenha acadêmica, escrita, avaliação do texto de um colega e reescrita de resenha, e sua materialização contou com o uso de algumas ferramentas disponibilizadas na plataforma Moodle. O desempenho dos estudantes nas atividades de escrita acadêmica desenvolvidas em turmas dos semestres 2019A e 2019B no componente curricular Leitura e Produção de Textos, bem como suas autoavaliações do processo de aprendizagem da resenha são indicativos da efetividade de nossa proposta de abordagem desse gênero.

Biografia do Autor

Garine Andréa Keller, Univates

Docente do Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

ZANATTA, Flávia; KELLER, Garine Andréa; FUCHS, Juliana Thiesen. DESAFIOS DO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO GÊNERO RESENHA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2825. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2825. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos