“PONTE PRA TUDO!”: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINAR DA QUÍMICA

Autores

  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. http://orcid.org/0000-0002-3294-8141
  • Roniere dos Santos Fenner UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Simone Mertins PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Carla Melo da Silva PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Lorita Aparecida Veloso Galle PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2775

Palavras-chave:

transposição didática, ensino, Química.

Resumo

É recorrente o discurso de dificuldade no aprendizado com relação à disciplina de Química. Assim, o objetivo, neste ensaio, é discutir os aspectos principais da teoria da transposição didática de Yves Chevallard no ensinar da Química, visando com isso, aproximações que favoreçam entendimentos referentes à didática da ciência Química no âmbito escolar básico. Acredita-se que a abordagem sobre aspectos didáticos, tendo como “lente” a teoria da transposição didática de Yves Chevallard, apresenta-se como um aporte teórico que pode auxiliar os docentes da disciplina de Química frente às possibilidades e dificuldades encontradas no ambiente escolar contemporâneo.

Biografia do Autor

Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dr. em Educação em Ciências (UFRGS). Estágio Pós-Doutoral em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).

Roniere dos Santos Fenner, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dr. em Educação em Ciências.

Simone Mertins, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutoranda PPG Educação em Ciências e Matemática.

Carla Melo da Silva, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutoranda PPG Educação em Ciências e Matemática.

Lorita Aparecida Veloso Galle, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutoranda PPG Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

AMARAL-ROSA, Marcelo Prado; FENNER, Roniere dos Santos; MERTINS, Simone; SILVA, Carla Melo da; GALLE, Lorita Aparecida Veloso. “PONTE PRA TUDO!”: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINAR DA QUÍMICA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2775. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2775. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos