O USO DO DESIGN DE PRODUTOS COMO UMA FORMA EMPREENDEDORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA POSSÍVEL?

Autores

  • Matheus Silva Castro Instituto Agostiniano de Filosofia
  • Matheus Felipe Silva Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Araraquara, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3914-5031

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2749

Palavras-chave:

design de produtos, empreendedorismo, pedagogia empreendedora

Resumo

Na tentativa de superar modelos educacionais excludentes e com processos de ensino-aprendizagem centralizados no professor, o início do século XXI viu surgir a pedagogia empreendedora, que visa a formação do aluno preocupado com a sociedade e a comunidade na qual está inserido. Como forma de despertar as habilidades empreendedoras dos alunos, principalmente os do ensino médio, o ensino do design de produtos pode levar os discentes à reflexão sobre o meio em que vivem, para que realizem mapeamento de problemas e busquem de soluções inovadoras. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar alguns métodos de design de produtos e como eles podem ser adotados para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem empreendedor. Para isso, o presente artigo parte de uma pesquisa exploratória de base documental e bibliográfica, construída a partir da interrelação entre a educação empreendedora, partindo do design de produtos, e suas possibilidades para o ensino médio no sentido do desenvolvimento de habilidades e competências dos/nos estudantes. Para tal apresentamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e os Eixos Cognitivos Comuns das Matrizes de Referência vigentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em seguida, apresentamos três métodos de design de produtos: Processo de Desenvolvimento de Produtos, Gestão Ágil de Projetos e Design Thinking. Por fim, relacionamos ferramentas do design de produtos e suas potencialidades no atendimento das habilidades e competências esperadas dos alunos do ensino médio.

Biografia do Autor

Matheus Silva Castro, Instituto Agostiniano de Filosofia

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Franca UNIFRAN, Franca, São Paulo, Brasil. Mestrado interrompido em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo USP, São Paulo, Brasil. É Especialista em Educação Empresarial pela Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Atualmente é estudante de Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia de Franca, São Paulo, Brasil. E-mail: matheus-s-castro@hotmail.com

Matheus Felipe Silva, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Araraquara, São Paulo, Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP Araraquara Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela UFSJ Mestre, bacharel e licenciado em Ciências Sociais da UNESP Araraquara Editor chefe da revista Cadernos de Campos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP Araraquara

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Publicado

21-06-2021

Como Citar

CASTRO, Matheus Silva; SILVA, Matheus Felipe. O USO DO DESIGN DE PRODUTOS COMO UMA FORMA EMPREENDEDORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA POSSÍVEL?. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2749. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2749. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos