O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE A INVESTIGAÇÃO?

Autores

  • Amanda Cristina Rasche Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Jacqueline Silva da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2682

Palavras-chave:

Investigação, Protagonismo Infantil, Educação Infantil, Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa “A representação do olhar da criança sobre a investigação”, desenvolvida na Universidade do Vale do Taquari – Univates e, com o apoio da Fundação de Amparo à pesquisa do estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. A pesquisa teve como objetivo compreender, através de desenhos e escritas criativas de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o que elas entendem por investigação. Trabalhamos dentro do estudo com a premissa de que a investigação não se restringe apenas a atividades de laboratórios, mas, também, a simples atitudes do nosso cotidiano que nos instigam a explorar e questionar sobre os objetos que estão ao nosso redor (SILVA; BEUREN; LORENZON, 2016). O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, levando em consideração crenças, valores, questões mais subjetivas dos indivíduos (MINAYO, 2011). O contexto da pesquisa foram duas escolas da rede pública de ensino do município de Lajeado/RS/BRA, sendo uma da Educação Infantil e a outra do Ensino Fundamental. Os dados analisados foram desenhos, escritas criativas e falas das crianças, sendo esses, materiais decorrentes de cinco situações de aprendizagem desenvolvidas com as crianças. Como resultados, identificou-se que parte das crianças observa a ciência como algo inacessível, que só faz ciência os cientistas, enquanto outras, demonstram se enxergarem como cientistas. Por isto, acredita-se na importância de trabalhar a estratégia investigativa dentro das escolas, pois ela oportuniza as crianças a serem protagonistas da sua própria aprendizagem e, capazes de romperem com essa visão individualista e elitista da ciência.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Rasche, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Educação e Ensino

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

RASCHE, Amanda Cristina; SILVA DA SILVA, Jacqueline. O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE A INVESTIGAÇÃO?. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2682. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2682. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos