REFORMA TRABALHISTA: ANÁLISE DA APLICAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ADMISSÃO, FÉRIAS E RESCISÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Ana Cristine Heinen Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Tiago Andregieski Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Clari Schuh Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Marco Aurélio Batista de Sousa Universidade Federal de Mato grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-5660-5349

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2650

Palavras-chave:

Reforma trabalhista. Prática trabalhista. IES comunitárias

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a aplicação das alterações da reforma trabalhista nas práticas de admissão, férias e rescisão nas Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva e da abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por questionário direcionados aos responsáveis pela gestão de pessoas nestas instituições. Os resultados apontam que na prática de admissão, as instituições não estão se utilizando dos contratos de trabalho intermitente e do teletrabalho, diferentemente da terceirização da atividade fim que é utilizada. Na prática de férias, as Instituições estão se utilizado do fracionamento de férias e nas rescisões está sendo considerado as particularidades de cada caso.

Biografia do Autor

Ana Cristine Heinen, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul

Tiago Andregieski, Universidade de Santa Cruz do Sul.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Clari Schuh, Universidade de Santa Cruz do Sul.

Doutora em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Marco Aurélio Batista de Sousa, Universidade Federal de Mato grosso do Sul

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduado em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN); Mestre em Adminitração e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

HEINEN, Ana Cristine; ANDREGIESKI, Tiago; SCHUH, Clari; SOUSA, Marco Aurélio Batista de. REFORMA TRABALHISTA: ANÁLISE DA APLICAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ADMISSÃO, FÉRIAS E RESCISÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2650. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2650. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos