INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Mateus Lorenzon
  • Sabrina Herrmann

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2542

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Alfabetização Científica, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Neste artigo analisa-se de que modo um projeto de cunho investigativo, desenvolvido com crianças do 3º Ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Arroio do Meio-RS, contribui para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos participantes. O estudo caracteriza-se como um relato de experiência, na qual utiliza-se alguns princípios da pesquisa-ação. O corpus da pesquisa é composto dos registros apresentados no Diário de Aula e da análise de produções das crianças., Para a interpretação, utilizou-se a análise molar (RIERA, 2019). Observou-se que o envolvimento das crianças em um projeto de cunho investigativo permitiu que elas construíssem respostas aceitáveis aos questionamentos propostos. Na avaliação dos alunos participantes, o engajamento nas situações propostas fez com que eles mudassem, de modo autônomo, alguns de seus hábitos. Uma vez que a alfabetização científica pode ser definida uma leitura crítica do meio que estamos inseridos e, consequentemente, a adoção de modos de agir condizentes com a consciência crítica, pode-se perceber que as crianças iniciaram o desenvolvimento da sua Alfabetização Científica.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon

Graduado em Pedagogia - UNIVATES. Mestre em Ensino - UNIVATES. Professor da Rede Pública de Ensino de Arroio do Meio - RS.

Sabrina Herrmann

Graduada em Pedagogia - UNOPAR. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Arroio do Meio - RS.

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

LORENZON, Mateus; HERRMANN, Sabrina. INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2542. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2542. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos