ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM O USO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ATOMLIG E SIMULADOR CONSTRUTOR DE MOLÉCULAS

Autores

  • Alessandro Félix Pascoin Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • José Wilson Pires Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • Daise Lago Pereira Souto Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2334

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Objetos moleculares, Prática pedagógica.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar as potencialidades e limitações dos recursos “modelos moleculares com tecnologia digital” e kit molecular Atomlig 77 Educação em atividades de ensino abordando o conteúdo de cadeias carbônicas. A presente pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter participante e para análise dos dados foi usado o método indutivo interpretativo. Os dados analisados sugerem que os diferentes modelos representativos de estruturas moleculares, seja no campo virtual ou por manuseio de modelos moleculares Atomlig 77 Educação, mostraram-se complementares, visto que podem motivar os alunos e aprimoram as representações de cadeias carbônicas. Além disso, as práticas pedagógicas diversificadas também contribuíram para motivar e aproximar os alunos dos conceitos químicos de forma interativa, aprimorando as representações de cadeias carbônicas. Assim, por meio desse estudo, identificou-se como potencialidade a possibilidade do desenvolvimento de atividades em diferentes espaços, despertando o interesse por parte dos alunos. Por outro lado, também houve limitações nos aspectos conceituais ligados aos objetos moleculares manuseáveis, bem como no caso dos objetos moleculares virtuais que requerem aprimoramentos. Por fim, o uso dos diferentes objetos mostrou-se positivo e importante para despertar o interesse dos alunos, podendo ser um importante recurso nos processos de ensino e aprendizagem de química.

Biografia do Autor

Alessandro Félix Pascoin, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Graduação em Química, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso- PPGECM - UNEMAT/Barra do Bugres/MT, Brasil.

José Wilson Pires Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Licenciatura em Química, Metre e Doutor em Físico-Química, Atualmente Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Acadêmico.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Graduação em Matemática, Mestre em Modelagem Matemática e Doutora em Educação Matemática, Professora do Pós-Graduação Stricto Senso em Ensino de Ciências e Matemática. PPGECM - UNEMAT/Barra do Bugres/MT, Brasil.

Downloads

Publicado

18-12-2019

Como Citar

PASCOIN, Alessandro Félix; CARVALHO, José Wilson Pires; SOUTO, Daise Lago Pereira. ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM O USO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ATOMLIG E SIMULADOR CONSTRUTOR DE MOLÉCULAS. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2334. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2334. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos