OS RECURSOS DIDÁTICOS MULTIMODAIS E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Augusto Russini Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Elsbeth Leia Spode Becker Universidade Franciscana (UFN)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2175

Palavras-chave:

estudantes, ensino-aprendizagem, texto, imagem.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a condição pós-moderna do estudante contemporâneo, influenciado pelas tecnologias e com acesso à pluralidade de recursos de textos e imagens, e a escola, ainda formatada em modelos tradicionais de ensino. O recorte de investigação, neste artigo, está ancorado nos componentes curriculares de Geografia e História, no Ensino Fundamental. Frente ao descompasso entre escola e estudante trazemos indicações de possibilidades de utilização de recursos didáticos multimodais como uma opção de ensino-aprendizagem mais atrativa e significativa no cenário pós-moderno. No que concerne aos procedimentos metodológicos foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a pós-modernidade e os sujeitos pós-modernos, as práticas docentes de Geografia e História e as multimodalidades e os recursos didáticos. As análises das referências apontam para a importância da utilização das tecnologias e dos recursos didáticos multimodais no ensino destas disciplinas como fundamentais no itinerário formativo dos estudantes na atualidade.

Biografia do Autor

Augusto Russini, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduado em História - Licenciatura Plena (UFN) e Tecnologia em Processos Gerenciais (UNICESUMAR), Especialista em Ensino e Pesquisa em História (UFN) e Gestão Educacional (FCV). Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN) e Doutorando em Educação na ULBRA. Docente no Colégio Fundação Bradesco - Gravataí-RS.

Elsbeth Leia Spode Becker, Universidade Franciscana (UFN)

Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Engenharia Agrícola - Área das Ciências Rurais pela UFSM e Doutorado em Agronomia pela UFSM. Professora Adjunta III - Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens- Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

22-07-2019

Como Citar

RUSSINI, Augusto; BECKER, Elsbeth Leia Spode. OS RECURSOS DIDÁTICOS MULTIMODAIS E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA PÓS-MODERNIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2175. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2175. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos