RETRATO FALADO DO PROFESSOR: DISCURSOS QUE FABRICAM SUBJETIVIDADES DOCENTES

Autores

  • Maria das Graças Moura Santos
  • Dhemersson Warly Santos Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Carlos Augusto Silva e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2091

Palavras-chave:

Professores. Formação de professores. Produção de subjetividades.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a produção de subjetividade docente dos graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira/PA, a partir de discursos e seus jogos de verdade que fabricam identidades docentes. Entendendo que os discursos que produzem as subjetivações docentes são variados e são interpelados por diferentes artefatos, decidiu-se fazer um recorte em artefatos midiáticos disponibilizados nas plataformas Facebook, Youtube, Google. Além de destacar alguns desses discursos que atravessam a subjetivação docente, apresentaremos falas dos licenciandos que revelam uma naturalização desses discursos pelos graduandos. Dentre estes recortes, surgiram dois tipos de professores fabricados: mísero e messiânico. O primeiro sempre é tido como o coitado, principalmente no sentido de depreciar a profissão docente, o segundo coloca-se num lugar messiânico, o qual tem o poder nas mãos para salvar o mundo. Estas problematizações são relevantes, pois se sabe que nestes discursos estão contidos definições e modos de ser professor.

Biografia do Autor

Maria das Graças Moura Santos

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação, Currículo e políticas Públicas. gracamoura@gmaail.com.

Dhemersson Warly Santos Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2016) campus de Altamira-PA. Atuou como bolsista no programa de iniciação a docência PIBID (2012-2014). Foi bolsista do projeto de extensão EDUCABIO (2014-2015). Têm experiência na área de Ensino de Ciências, Currículo e Formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará.

Carlos Augusto Silva e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas. Carlosaugustos02@gmail.com

Downloads

Publicado

22-07-2019

Como Citar

SANTOS, Maria das Graças Moura; COSTA, Dhemersson Warly Santos; SILVA, Carlos Augusto Silva e. RETRATO FALADO DO PROFESSOR: DISCURSOS QUE FABRICAM SUBJETIVIDADES DOCENTES. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2091. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2091. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos