PORTFÓLIO REFLEXIVO: UMA FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Lúcia Adriana Pereira Jungles, Adriana Magedanz

Resumo


As mudanças que vêm ocorrendo na sociedade e no mercado de trabalho fazem com que as instituições de ensino busquem novas metodologias em sala de aula, revendo seus projetos pedagógicos e estimulando a formação continuada dos seus docentes para a utilização de novos métodos de ensino. Neste estudo pretendeu-se apresentar uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelo docente em sala de aula: o portfólio. Enquanto ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação, o portfólio é um trabalho desenvolvido pelos próprios alunos. Ao fazê-lo, os envolvidos se revelam por meio de diferentes linguagens, pois evidenciam não só que “assimilaram” conteúdos, mas sim como vão se constituindo como profissionais. Este estudo é do tipo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, embasado na análise de conteúdo, de onde emergiram sete categorias. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Saúde Coletiva, foi realizada um questionário com os alunos da disciplina, participaram um total de 31 alunos. O portfólio, portanto, constitui um compilado de trabalhos no qual os alunos apresentaram a sua história de vida, seus progressos, suas dificuldades, suas realizações, as escolhas dos conteúdos abordados e discutidos, estimulando a construção de um pensamento crítico-reflexivo.

Palavras-chave


Portfólio reflexivo. Metodologias ativas. Aprendizagem. Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1751

Direitos autorais 2018 Lúcia Adriana Pereira Jungles, Adriana Magedanz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: