INDICADORES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRIATIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DALVA CERQUEIRA BRITO

Autores

  • Tatiane da Costa Barros
  • Vânia Maria de Araújo Passos

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1616

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Criatividade. Ciclo de alfabetização.

Resumo

O referido trabalho é parte da pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo geral da pesquisa é verificar se as práticas pedagógicas de alfabetização desenvolvidas por professoras do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Dalva Cerqueira Brito apresentam indícios de criatividade. A pesquisa caminha pelo estudo de caso com abordagem de natureza qualitativa exploratória. Na coleta de dados foram aplicados instrumento de pesquisa Vadecrie, observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos da escola. O estudo contou com a participação de 32 sujeitos que responderam o Vadecrie, e desses quatro professoras do ciclo de alfabetização participaram da entrevista. Os resultados verificados por meio das diferentes percepções dos sujeitos demonstram que as práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização apresentam indícios de criatividade com fortes evidências dos indicadores pesquisados, a saber: liderança estimulante e criativa; professorado criativo; visão transdisciplinar e transformadora e metodologia inovadora. Os dados revelaram que, na referida escola, mesmo existindo algumas dificuldades para a realização do trabalho pedagógico, observou-se um esforço coletivo na realização de práticas pedagógicas criativas no ciclo de alfabetização. Essas práticas, em uma perspectiva transformadora, procuram valorizar os diferentes saberes em um olhar sensível que reconhece e estimula as potencialidades dos alunos e da escola como um todo.

Biografia do Autor

Tatiane da Costa Barros

Educação

Vânia Maria de Araújo Passos

Educação

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

BARROS, Tatiane da Costa; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. INDICADORES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRIATIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA DALVA CERQUEIRA BRITO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1616. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1616. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos