INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COMO FUNDAMENTOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS

Juliane Gomes de Sousa, Maria José de Pinho

Resumo


O presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação das ações pedagógicas no contexto educacional da contemporaneidade. As reflexões desencadeadas constituem-se como recorte da fundamentação teórica da dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins. O estudo tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, valendo-se da prerrogativa de que é vivenciado um contexto marcado por intensas transformações e que exigem o (re) pensar, (re) construir e encaminhar a ação pedagógica a partir de um olhar sistêmico e da integração dos seus elementos constituintes. Frente às discussões desenvolvidas, pontua-se que a ação pedagógica alicerçada na abordagem inter-transdisciplinar é caracterizada por uma visão de dialogicidade, abertura, integração, valorização da diversidade, da escuta sensível, parcerias e cooperação. Esses elementos são tidos como potenciais para o desencadeamento de práticas e atitudes criativas no cenário educativo.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Ação pedagógica

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1606

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