A MODELAGEM E A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1378

Palavras-chave:

Ensino de física, Modelagem Computacional, Simulação Computacional, Estações do Ano.

Resumo

A Física é uma disciplina de fundamental importância, seja no ensino médio regular, na educação profissional ou em muitos currículos ao nível superior. Porém, devido à abordagem pedagógica com que é apresentada para os alunos, o resultado muitas vezes não corresponde a um aprendizado significativo, com reprovações e evasões do ambiente de aprendizagem. Em nossa prática profissional, percebemos que os discentes nestes três níveis de ensino apresentavam concepções equivocadas em relação aos conhecimentos físicos relacionados ao fenômeno das estações do ano. Este fato suscitou o desenvolvimento desta pesquisa com alunos do PROEJA, com o objetivo de identificar se há indícios de aprendizagem significativa dos conteúdos pelos alunos no ensino de Física por meio da utilização de ferramentas tecnológicas. Para isto, realizamos um estudo de caso por meio de uma intervenção pedagógica. As ferramentas tecnológicas escolhidas corresponderam a modelagem e a simulação computacional. O alicerce teórico cognitivo da presente pesquisa é a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Ao fim, o objetivo de verificar indícios de aprendizagem significativa foi alcançado, indicando a possibilidade da modelagem e a simulação computacional serem caracterizadas como materiais educacionais potencialmente significativos.

Biografia do Autor

Jefferson Oliveira do Nascimento, UNIVATES

Doutorando em Modelagem Computacional e Tecnologia Industria no CIMATEC, em Salvador/BA. Mestre em Ciências Exatas (PPGECE/Univates/Rio Grande do Sul), onde desenvolveu pesquisas em Física (Modelagem Computacional, Simulação Computacional e Psicologia Cognitiva). Pós-graduado em Ensino de Física, pela Universidade Federal do Pará (2006) e também em Desenvolvimento de Sistemas Utilizando Software Livre, pela Universidade da Amazônia. É graduado em Licenciatura Plena em Física, pela Universidade Federal do Pará (2005).

Italo Gabriel Neide, UNIVATES

Possui Bacharelado (2004) e Mestrado (2007) em Física e Doutorado em Ciências (ênfase Física Teórica) (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós Doutor pela Universität Duisburg-Essen. Desenvolveu colaborações na PUC-Chile e University of New Mexico. Atualmente é professor do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, Modelos Teóricos Computacionais e Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática, Atrito Atômico, Tribologia e Simulações de Sistemas Físicos.

Sônia Elisa Marchi Gonzatti, UNIVATES

Possui graduação em Ciências pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995) e graduação em Ciências - Habilitação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997), Mestrado em Ensino de Física na UFRGS (2008) e Doutorado em Educação pela PUCRS (2015). É professora do Centro Universitário UNIVATES, Lajeado-RS. Atua na docência em Física Básica para cursos de Engenharia. Coordena a área de conhecimento de Ciências Exatas e Tecnológicas na UNIVATES. Trabalha com extensão universitária, na área da divulgação científica e na difusão da Astronomia. É integrante do grupo de pesquisa Ciências Exatas - da escola básica ao ensino superior, atuando no grupo de trabalho que visa a problematizar as práticas relacionadas ao Ensino de Ciências Exatas especialmente no âmbito do Ensino Fundamental.

Marcelo Albano Moret, Senai CIMATEC/BA; Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-07-2017

Como Citar

NASCIMENTO, Jefferson Oliveira do; NEIDE, Italo Gabriel; GONZATTI, Sônia Elisa Marchi; MORET, Marcelo Albano. A MODELAGEM E A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1378. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1378. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos