GRUPO DE APOIO À INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA DE IMIGRANTES EM PORTO ALEGRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nathália dos Santos-Lobo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Luís Almeida Weber Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alice Einloft Brunnet Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Laura Teixeira Bolaséll Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1131

Palavras-chave:

Grupo de apoio, imigrantes, relato de experiência

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência sobre um grupo de apoio destinado a imigrantes e refugiados, realizado entre agosto e dezembro de 2015 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Este grupo objetivou oferecer um espaço aberto onde os participantes pudessem discutir livremente questões relacionadas às dificuldades enfrentadas durante o processo migratório. O grupo foi composto por imigrantes de diferentes nacionalidades como senegaleses, haitianos, marroquinos e ganeses, todos homens e em situação de imigração econômica. As principais demandas que emergiram e foram desenvolvidas no decorrer das sessões foram referentes ao trabalho, à qualificação profissional, à dificuldade de encontrar moradia, ao racismo, à saudade da família, à religião, aos planos para o futuro no Brasil, dentre outras. Além destas temáticas, também houve troca cultural, compartilhamento de experiências, o desenvolvimento de habilidades para enfrentamento de situações difíceis, o suporte social e o apoio com informações de ordem prática. O maior desafio encontrado no decorrer dos encontros foi a barreira idiomática e a adesão dos participantes.

Biografia do Autor

Nathália dos Santos-Lobo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e bolsista de Iniciação Científica do grupo de pesquisa Identidades, Narrativas e Comunidades de Prática.

João Luís Almeida Weber, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Alice Einloft Brunnet, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Laura Teixeira Bolaséll, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

SANTOS-LOBO, Nathália dos; ALMEIDA WEBER, João Luís; EINLOFT BRUNNET, Alice; TEIXEIRA BOLASÉLL, Laura. GRUPO DE APOIO À INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA DE IMIGRANTES EM PORTO ALEGRE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1131. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1131. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos