A EDUCAÇÃO POR VIAS DA DIFERENÇA

Autores

  • Maria dos Remedios Brito Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Pensamento dogmático, Educação Inventiva, Deleuze, Nietzsche.

Resumo

A tradição histórico-cultural ocidental é influenciada pelo pensamento da recognição. Esse pensamento reconhece uma espécie de imagem dogmática, que tende a gozar de natureza reta e moralizante, assim como do exercício de uma prática da mortificação do corpo e da linguagem. Essa imagem difama tudo o que é devir na existência em prol de uma suposta fixidade. Assentada em bases moralizantes, esse pensamento é configurado em sua severidade, o que leva à criação de uma educação despotencializada de alegria. Em vez de uma educação inventiva, há uma educação reconhecedora, reprodutora e subordinada aos valores vigentes, sem força para produzir a si mesma. Com isso, indaga-se: que imagem o pensamento dogmático pode oferecer à educação? Há alguma possibilidade para uma educação pelo exercício da experimentação e da singularidade a partir do pensamento da recognição? Que imagem de pensamento seria possível ponderar para uma educação que vise à singularidade e ao acontecimento inventivo? O que seria uma educação por vias da invenção? Que modos podem ser pensados nessa prática de experimentação educativa? Este trabalho objetiva refletir uma ideia de educação para além da perspectiva dogmática para pensar uma imagem-educação pela invenção/criação, experimentação, destacando seus efeitos afirmativos para a prática educativa. A pesquisa é bibliográfica e toma como autores principais de referências Gilles Deleuze e Nietzsche. Nesse diálogo, não há nenhuma promessa de fidelidade, mas com esses autores deseja-se potencializar o pensamento para remeter outras imagens para a educação, que possam ser errantes, nômades e transitórias. Como resultados, espera-se contribuir para uma educação que possa ser permeada pelo exercício da singularidade, que desmonte as imagens sedentárias, rígidas e universalizantes, e fomente o exercício da invenção. Faz-se um convite aos deslocamentos para outras práticas educativas que possam ser vibrantes e exploradoras de jogos de afetos, de relações e de conexões. Dessa forma, mais do que a necessidade de um método para a ação educativa, que se pense um movimento de abertura para a produção criadora de um novo pensar na educação.

Biografia do Autor

Maria dos Remedios Brito, Universidade Federal do Pará

Graduada em Filosofia Universidade Federal do Pará, Mestre, Doutora Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-Doutora Universidade Estadual de Campinas, Professora da Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Científica e Matemática

Downloads

Publicado

04-06-2016

Como Citar

BRITO, Maria dos Remedios. A EDUCAÇÃO POR VIAS DA DIFERENÇA. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1004. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos