ANÁLISE DA OFERTA BRASILEIRA DE MAMONA, NO PERÍODO DE 1961 À 2012

Autores

  • Maíra Ferraz de Oliveira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Elivânia Magalhães Prates Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Fabiane Jesus Santos Sirqueira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Naisy Silva Soares Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Elasticidade, Biodiesel, Microeconomia

Resumo

A produção de mamona no contexto do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) representa perspectivas para o desenvolvimento da região semiárida do Nordeste brasileiro. O conhecimento sobre os determinantes da produção de mamona no Brasil é de fundamental importância para fins de planejamento da produção, especialmente ao estímulo para sua ampliação e efetiva inserção no contexto do PNPB. Este trabalho busca especificar e estimar a oferta brasileira de mamona no período de 1961 a 2012. Os resultados, usando o método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), indicaram que a oferta interna de mamona é preço-inelástica e mais sensível a variações no seu preço interno, variável que demonstrou maior impacto sobre o aumento da produção.

Biografia do Autor

Maíra Ferraz de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Economista. Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é professora auxiliar do curso de Ciências Econômicas, lotada no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista. Estrada do Bem Querer, km 04, CEP 45.031-900, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Celular: (77) 9150-3493

Elivânia Magalhães Prates, Universidade Estadual de Santa Cruz

Geógrafa. Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente da Rede Estadual de Ensino da Bahia-Colégio Estadual Anísio Teixeira. Rua 2 de julho, no 701, Centro- CEP 46.460-000. Palmas de Monte Alto, Bahia, Brasil. Celular: (77) 9994-8307

Fabiane Jesus Santos Sirqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Economista. Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Servidora da UESC. Departamento de Ciências da Saúde, DCS, Universidade Estadual de Santa Cruz, Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho, CEP 45662-900, Ilhéus, Bahia, Brasil. Celular: (73) 9119-2844.

Naisy Silva Soares, Universidade Estadual de Santa Cruz

Economista. Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Universidade Estadual de Santa Cruz, Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho, CEP 45662-900, Ilhéus, Bahia, Brasil. Celular: (73) 9102-3326.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

SILVA, Maíra Ferraz de Oliveira; PRATES, Elivânia Magalhães; SANTOS SIRQUEIRA, Fabiane Jesus; SOARES, Naisy Silva. ANÁLISE DA OFERTA BRASILEIRA DE MAMONA, NO PERÍODO DE 1961 À 2012. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/662. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos