DIFUSÃO E INOVAÇÃO NA PROTEÇÃO DE CULTIVOS E BIOTECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NO CINTURÃO VERDE DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Jonas Fernando Petry Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Denise Del Prá Netto Machado Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

difusão e inovação de tecnologia, proteção de cultivos, cinturão verde.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o modelo de difusão de inovações de proteção de cultivos a partir de Ryan e Gross (1943), utilizando como estudo de caso o cinturão verde da Grande Florianópolis. A pesquisa, em relação aos seus objetivos, classifica-se como estudo de caso exploratório por meio da pesquisa qualitativa. Como resultado, observou-se que o processo de inovação no cinturão verde da Grande Florianópolis segue o mesmo modelo de Ryan e Gross, porém o processo de difusão assume estratégias incisivas de diversos atores no percurso do tempo. Para isso, são utilizados canais de comunicação formais e informais, sendo a difusão no meio rural um processo eminentemente social.

Biografia do Autor

Jonas Fernando Petry, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Professor da Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG).

Denise Del Prá Netto Machado, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

PETRY, Jonas Fernando; MACHADO, Denise Del Prá Netto. DIFUSÃO E INOVAÇÃO NA PROTEÇÃO DE CULTIVOS E BIOTECNOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NO CINTURÃO VERDE DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/622. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos