REDES E APRENDIZAGEM SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DA EXPOINTER/RS

Autores

  • César Augustus Winck UNOESC
  • Luciana Maria Scarton UFRGS
  • Valdecir José Zonin UFRGS
  • Tania Nunes da Silva UFRGS

Palavras-chave:

Família rural. Cadeias produtivas. Aprendizagem social. Comercialização.

Resumo

A EXPOINTER, realizada no município de Esteio/RS, é uma das maiores e mais tradicionais feiras do agronegócio brasileiro, e possibilita por meio do Pavilhão da Agricultura Familiar, que famílias agricultoras, pequenas agroindústrias e associações de produtores apresentem a diversificação de seus produtos. O objetivo do artigo é discutir a importância da agricultura familiar na Feira, abordando o tema sob a ótica da formação de redes e da aprendizagem social. Realizaram-se in loco, entrevistas dirigidas e aplicação de questionários estruturados a visitantes, expositores e organizadores do Pavilhão da Agricultura Familiar. Conclui-se que a EXPOINTER auxilia na consolidação das redes sociais da agricultura familiar.

Biografia do Autor

César Augustus Winck, UNOESC

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC e Doutorando em Agronegócios CEPAN/UFRGS

Luciana Maria Scarton, UFRGS

Mestre em Agronegócios CEPAN/UFRGS

Valdecir José Zonin, UFRGS

Doutorando em Agronegócios CEPAN/UFRGS

Tania Nunes da Silva, UFRGS

Professora Doutora da UFRGS

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Publicado

04-06-2011

Como Citar

WINCK, César Augustus; SCARTON, Luciana Maria; ZONIN, Valdecir José; SILVA, Tania Nunes da. REDES E APRENDIZAGEM SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DA EXPOINTER/RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 18, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/558. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos