ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema de franchising percebidas pelo franqueador da cidade de Passo Fundo-RS. A partir da delimitação do objetivo do estudo, torna-se relevante compreender três elementos fundamentais: a franquia empresarial, especificidades da figura do franqueador e do franqueado. Dada as especificidades dessa relação de negócio e a importância socioeconômica do sistema de franquias, o procedimento metodológico adotado reveste-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso realizada com a escolha intencional de quatro aos franqueados das marcas Cacau Show, Xôks, Fisk e Wizard, todas estas empresas localizadas na cidade de Passo Fundo-RS. Como resultados significativos do estudo, pôde-se notar que o franchising se constitui em uma forma eficiente de se comercializar produtos, mercadorias e serviços, possibilitando ao franqueador a ampliação de seu negócio, por meio de redes de distribuição, e proporcionando ao franqueado uma forma mais célere e segura de constituir um negócio próprio.Downloads
Publicado
28-06-2011
Como Citar
PADILHA, Ana Claudia Machado; SEVERO, Lessandra Scherer; MELLO, Fabiana Giusti de; MATTOS, Paloma de; SLUSZZ, Thaisy. ESTRATÉGIA DE FRANCHISING : AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DESTE TIPO DE NEGÓCIO NA PERSPECTIVA DO FRANQUEADOR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/542. Acesso em: 30 jun. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Ana Claudia Machado Padilha, Lessandra Scherer Severo, Fabiana Giusti de Mello, Paloma de Mattos, Thaisy Sluszz
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.