AMBIENTE E MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ARTESÃS DA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI-RS

Autores

  • Bernardete Bregolin Cerutti Centro Universitário Univates
  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre meio ambiente e modo de vida sustentável. Parte de um estudo realizado, em 2009, em Lajeado-RS, com um grupo organizado de mulheres artesãs participantes da Associação dos Artesãos do Alto Taquari, no Vale do Taquari-RS, com o objetivo de compreender como as práticas do trabalho artesanal feminino auxiliam na preservação do meio ambiente e na construção de um modo de vida sustentável. A pesquisa usou a metodologia de abordagem qualitativa, tendo por finalidade identificar o perfil e as narrativas das artesãs a respeito de suas práticas na construção de ações sustentáveis. Observou que as práticas artesanais fazem parte de uma rede social na qual os atos de reciclar, reutilizar, reaproveitar e participar possibilitam a transformação das consciências e ajudam a minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente, em direção a um modo de vida sustentável.

Biografia do Autor

Bernardete Bregolin Cerutti, Centro Universitário Univates

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), Linha dePesquisa Espaço, Ambiente e Sociedade, do Centro Universitário Univates.

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Professor da Universidade Federal do RioGrande do Sul e do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

07-02-2011

Como Citar

CERUTTI, Bernardete Bregolin; MORIGI, Valdir Jose. AMBIENTE E MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ARTESÃS DA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI-RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/540. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos