AGRICULTURA FAMILIAR, ECONOMIA CIRCULAR E EMPREENDEDORISMO RURAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3121

Palavras-chave:

Recursos Naturais, Produção Sustentável, Empreendedorismo Rural.

Resumo

O apelo à preservação do meio ambiente, a escassez dos recursos naturais e a importância de uma produção sustentável surgem como premissas para a construção desse trabalho, cujo objetivo geral consiste em compreender a relação existente entre os conceitos de economia circular, agricultura familiar e empreendedorismo rural a partir de textos acadêmicos publicados entre os anos de 2018 e 2021 na base de dados Scielo. Assim, o presente estudo classifica-se quanto a sua metodologia como um estudo bibliométrico, qualitativo, do tipo “estado do conhecimento” e de caráter descritivo, tendo sua coleta de dados realizada a partir da base de dados Scielo. Em relação aos resultados encontrados, inicialmente, buscaram-se artigos que apresentassem os conceitos de forma conjugada em um único texto, entretanto, não se obteve nenhum resultado. Logo, esta primeira resposta é importante, uma vez que revela a inexistência, nesta base e neste recorte temporal, de pesquisas que englobam esses três conceitos. Posteriormente, a partir da utilização individual dos descritores, a pesquisa encontrou 67 resultados para o conceito de “agricultura familiar”, mas apenas um para “economia circular” e um para “empreendedorismo rural”. Assim, foi possível verificar que, apesar de existentes, os estudos alusivos a estas temáticas (economia circular e empreendedorismo rural) ainda são pouco representativos em números. Além disso, foi possível observar que nos textos referentes à temática da agricultura familiar, este conceito é projetado à experiência prática, e trouxe a viabilidade da economia circular e do empreendedorismo rural.

Biografia do Autor

Luísa Brock Quinto, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Franciscana (UFN). Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Janaina Marchi, Universidade Franciscana

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Universidade Franciscana (UFN);

Aline Paim Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Franciscana (UFN). Mestranda em Administração e graduanda do Programa de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica (PEG) – UFSM.

Downloads

Publicado

07-10-2022

Como Citar

BROCK QUINTO, Luísa; MARCHI, Janaina; PAIM SOARES, Aline. AGRICULTURA FAMILIAR, ECONOMIA CIRCULAR E EMPREENDEDORISMO RURAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2021. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3121. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3121. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos