AS MEDIDAS DA POLÍTICA COMERCIAL E O INCENTIVO DA PRODUÇÃO NO SETOR DE CARNE DE FRANGO NO MERCADO MOÇAMBICANO NO PERÍODO 2010-2020

Autores

  • Rodrigues Almeida Simbine Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Mutini
  • Odibar João Lampião Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),
  • Albino Alves Simione Instituto Superior Politécnico de Gaza, ISPG e Universidade Save, UniSave - Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2967

Palavras-chave:

Barreiras comerciais, Carne de frango, Potencialidades, Competitividade.

Resumo

Este estudo buscou refletir sobre o uso de medidas da política comercial como mecanismo visando o aumento da produção no setor de carne de frango em Moçambique. Fundamentou-se numa abordagem qualitativa com cunho descritivo. Apoiou-se igualmente na pesquisa bibliográfica, pretendendo apresentar a relevância da utilização das barreiras tarifárias e não-tarifárias pelos governos como instrumentos de política comercial para restringirem a concorrência de produtos importados face aos localmente produzidos, e sistematizar o percurso das experiências nacionais de produção no setor entre 2010-2020. Os resultados indicam uma atuação do governo e empresas produtoras proporcionando um crescimento da produção dessa proteína, cobrindo 73% da demanda interna correspondentes a 90,4 mil toneladas no último ano considerado no estudo. Apesar disso, existem potencialidades ainda pouco exploradas, capazes de melhor estruturar o mercado nacional e reduzir os índices de importação e frear o contrabando, fatores que interferem na competitividade e rápido desenvolvimento do setor.

Biografia do Autor

Rodrigues Almeida Simbine, Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Mutini

Mestre em Finanças Empresariais pelo Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Mutini (ISGEGM)

Odibar João Lampião, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),

Doutorando em Administração Técnico do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP)

Albino Alves Simione, Instituto Superior Politécnico de Gaza, ISPG e Universidade Save, UniSave - Moçambique

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Professor da Pós-Graduação na Universidade Save - UniSave e Instituto Superior Politécnico de Gaza - ISPG.

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Publicado

06-05-2022

Como Citar

SIMBINE, Rodrigues Almeida; LAMPIÃO, Odibar João; SIMIONE, Albino Alves. AS MEDIDAS DA POLÍTICA COMERCIAL E O INCENTIVO DA PRODUÇÃO NO SETOR DE CARNE DE FRANGO NO MERCADO MOÇAMBICANO NO PERÍODO 2010-2020. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2967. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2967. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos