EFEITO DAS DOAÇÕES DE CAMPANHA SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Fernanda da Silva Rodrigues Fucape Business School
  • Talles Vianna Brugni Fucape Business School
  • Danilo Soares Monte-mor Fucape Business School
  • Sérgio Augusto Pereira Bastos Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2946

Palavras-chave:

Conexões políticas. Doações de Campanha. Retorno anormal. Risco. Volatilidade.

Resumo

A pesquisa investiga empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), observando a relação entre as conexões políticas estabelecidas por meio de doações para financiamento das eleições presidenciais no Brasil, ocorridas no período de 2002, 2006, 2010 e 2014, e possíveis mudanças no retorno, volume de negociação e na volatilidade do preço e do volume das ações das empresas doadoras. Os resultados demonstram que não há relação entre o montante de doações para financiamento de campanha e o retorno das ações das empresas doadoras de modo geral. Contudo, as empresas doadoras tendem a apresentar retornos menores, sendo intensificado nos anos de eleição, quando comparadas às empresas não doadoras. Adicionalmente, há uma relação entre as doações e o aumento no volume de negociação, redução da volatilidade do preço das ações e volatilidade do volume de negociação, indicando que as empresas que realizam doações são percebidas como investimentos de menor risco no mercado, possivelmente em função de conexões políticas.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Rodrigues, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

Talles Vianna Brugni, Fucape Business School

Pós-doutor em Finanças e Doutor em Controladoria e Contabilidade

Danilo Soares Monte-mor, Fucape Business School

Doutor em Ciências Contábeis e Administração

Sérgio Augusto Pereira Bastos, Fucape Business School

Doutor em Administração de Empresas

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Publicado

06-05-2022

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, Fernanda; VIANNA BRUGNI, Talles; SOARES MONTE-MOR, Danilo; PEREIRA BASTOS, Sérgio Augusto. EFEITO DAS DOAÇÕES DE CAMPANHA SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 29, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2946. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2946. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos