DIAGNÓSTICO DO DESCARTE DE CAROÇOS DE AÇAÍ EM MACAPÁ/AP E SUA UTILIZAÇÃO COMO INCREMENTO DE RENDA DOS BENEFICIADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2915

Palavras-chave:

Extrativismo Vegetal, Batedores de Açaí, Reciclagem, Macapá

Resumo

O processamento do fruto do açaí é uma realidade cultural importante para o desenvolvimento econômico e social da população da região Norte do país, pois é uma fonte de renda e de sustento de milhares de famílias que empreendem no ramo. O Brasil é o país que mais produz, consome e exporta açaí, que é um alimento muito procurado pelos consumidores no Estado do Amapá. A produção do vinho do açaí (líquido pastoso extraído após processamento), contudo, gera uma considerável quantidade de resíduos sólidos. O objetivo desta pesquisa é verificar como é o descarte de caroços de açaí no município de Macapá-AP e identificar formas de utilizá-lo como incremento de renda para os batedores. A pesquisa foi desenvolvida no Bairro Perpétuo Socorro - em Macapá. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em que foram entrevistados três grupos específicos que estão envolvidos na produção, fiscalização e descarte dos caroços de açaí. Os resultados demonstram que a produção dos resíduos dos caroços de açaí é maior que a demanda por estes em outras atividades econômicas existentes em Macapá, sendo grande parte dos caroços despejados em locais impróprios. É possível inferir, que o caroço de açaí tem potencial para ser reutilizado e gerar renda para os batedores, contudo, depende ainda do desenvolvimento de outras cadeias produtivas no Amapá e também de se viabilizar a comercialização destes para outros Estados e Países.

Biografia do Autor

Marco Johnny de Oliveira do Nascimento, Instituto Federal do Amapá - IFAP

Tecnólogo em Gestão Pública, com especialização em Gestão Pública, Marketing Político e Organização de Campanha Eleitoral. Mestre em Ambiente e Desenvolvimento.

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e Sistemas Ambientais Sustentáveis. Docente do Curso de Medicina

Downloads

Publicado

06-05-2022

Como Citar

NASCIMENTO, Marco Johnny de Oliveira do; REMPEL, Claudete. DIAGNÓSTICO DO DESCARTE DE CAROÇOS DE AÇAÍ EM MACAPÁ/AP E SUA UTILIZAÇÃO COMO INCREMENTO DE RENDA DOS BENEFICIADORES. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2915. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2915. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos