AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS DO INTERIOR DA BAHIA

Autores

  • José Oliveira de Assis Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.
  • Claudete Rempel Doutora em Ecologia (UFRGS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e do Programa de Pós-Graduação Ambiente e desenvolvimento (PPGAD), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.
  • Mônica Jachetti Maciel Universidade do Vale do Taquari- Univates http://orcid.org/0000-0002-6863-2181

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2899

Palavras-chave:

Educação básica, Meio ambiente, Sustentabilidade ambiental.

Resumo

Educação Ambiental (EA) consiste nos processos em que o indivíduo ou um grupo de pessoas toma consciência de sua realidade global enquanto parte integrante do meio ambiente. O estudo da EA no espaço escolar visa à formação de cidadãos conscientes sobre a preservação do meio ambiente, aptos a tomar decisões individuais e coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O presente trabalho teve como objetivo analisar as ações de EA desenvolvidas em duas escolas do interior da Bahia (BA), para isso foram investigadas as atividades realizadas em algumas disciplinas. Esta é uma pesquisa descritivo-exploratória que foi realizada com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, de duas escolas do interior de Ipirá-BA, por meio da aplicação de um questionário estruturado. Por meio desta pesquisa, pôde-se verificar que existe deficiência nas escolas em garantir uma formação adequada aos professores para que eles possam desenvolver, em sua prática docente educativa, os conteúdos de maneira integrada e associada, no sentido de promover uma nova tomada de direcionamento e conscientização acerca das questões ambientais. Porém, perceberam-se que algumas ações, ainda que incipientes, são desenvolvidas.

Biografia do Autor

José Oliveira de Assis, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Claudete Rempel, Doutora em Ecologia (UFRGS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e do Programa de Pós-Graduação Ambiente e desenvolvimento (PPGAD), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Doutora em Ecologia (UFRGS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e do Programa de Pós-Graduação Ambiente e desenvolvimento (PPGAD), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Mônica Jachetti Maciel, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Área de Ciências da Vida, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Downloads

Publicado

14-10-2021

Como Citar

OLIVEIRA DE ASSIS, José; REMPEL, Claudete; MACIEL, Mônica Jachetti. AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS DO INTERIOR DA BAHIA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 3, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i3a2021.2899. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2899. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos