DETERMINAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS PARA A GESTÃO DA CONSERVAÇÃO DE REMANESCENTES DA FLORESTA ATLÂNTICA

Autores

  • Luis Paulo Burmester Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Fábio Luiz Quandt Univille
  • João Carlos Ferreira de Melo Júnior Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2863

Palavras-chave:

grupos funcionais, sucessão ecológica, florestas secundárias, gestão ambiental.

Resumo

O entendimento da complexidade funcional tem grande relação com a visão ecossistêmica da restauração ecológica, sendo importante ferramenta para a conservação e recuperação ambiental de fragmentos urbanos. O presente estudo teve como objetivo reconhecer a presença dos grupos funcionais estabelecidos no fragmento florestal de Mata Atlântica anexa ao Jardim Botânico na Univille em Joinville/SC. Foram avaliados atributos funcionais morfológicos, anatômicos, ecofisiológicos, fenológicos e reprodutivos de 22 espécies lenhosas. Utilizou-se análise de agrupamento do tipo Cluster hierárquico com algoritmo Ward e distância euclidiana em ambiente estatístico R para a avaliação da matriz dos dados biológicos. Foram formados de três grupos funcionais: G1 - composto por espécies com densidade básica da madeira de baixa a média e pioneiras; G2 – formado por espécies de baixa a média densidade básica da madeira e pioneiras ou secundarias iniciais; e o G3 – constituído por espécies de média a alta densidade básica da madeira e com posicionamento ecológico secundário inicial ou tardio. O fragmento apresentou baixa diversidade de grupos funcionais com sobreposição de atributos funcionais em função da similaridade dos requerimentos ecológicos das espécies avaliadas, corroborando a tendência à redundância funcional em áreas florestais fragmentadas. Os resultados obtidos podem subsidiar medidas mitigatórias para a conservação e recuperação de áreas relictuais da Mata Atlântica.

Biografia do Autor

Luis Paulo Burmester, Universidade da Região de Joinville - Univille

Laboratório de Morfologia e Ecologia Vegetal Departamento de Ciências Biológicas

Fábio Luiz Quandt, Univille

Programa de PósGraduação em Saúde e Meio Ambiente

João Carlos Ferreira de Melo Júnior, Universidade da Região de Joinville - Univille

Laboratório de Morfologia e Ecologia Vegetal Departamento de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente

Downloads

Publicado

06-05-2022

Como Citar

BURMESTER, Luis Paulo; QUANDT, Fábio Luiz; DE MELO JÚNIOR, João Carlos Ferreira. DETERMINAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS PARA A GESTÃO DA CONSERVAÇÃO DE REMANESCENTES DA FLORESTA ATLÂNTICA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 29, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i1a2022.2863. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2863. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos