A HISTÓRIA CONTADA PELOS VITORIOSOS: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA VIMVER DA FUNDAÇÃO RENOVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2811

Palavras-chave:

Fundação Renova, Sociologia dos Desastres, Turismo de Tragédia, VimVer

Resumo

Este artigo analisa o programa Vimver (vivências no território), promovido pela Fundação Renova e tem por objetivo compreender qual é a memória construída pelo citado programam acerca da queda da barragem de Fundão, ocorrida em novembro de 2015 e que ainda hoje encontra-se prejudicando a vida de milhares de pessoas atingidas. A metodologia de pesquisa foi a qualitativa do tipo desk research, com análise de documentos referentes ao programa Vimver, desde cartilhas do programa a reportagens midiáticas sobre ele. Os dados analisados foram cotejados à luz das teorias da Sociologia do Desastre e do Dark Tourism. Os resultados apontam para a construção de uma história unidimensional, construída e narrada exclusivamente pela Fundação Renova, que acaba utilizando-se dos meios midiáticos para promoção de sua reputação e a das mineradoras controladoras e da Samarco. Ao invés de haver promoção de diálogo e controle social, a Fundação Renova oblitera os direitos dos atingidos, impedindo o acesso a informações idôneas sobre a queda da barragem de Fundão.

Biografia do Autor

Carolina Machado Saraiva, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenadora do Observatório C.A.F.E. - Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração. Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), mestrado em Marketing pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Estudos Organizacionais (2010). Sua tese analisou a formação crítica do administrador à luz da Dialética Negativa de Theodor Adorno.

Michel Richter de Souza Oliveira Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando em Administração da UFOP

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

SARAIVA, Carolina Machado; PEREIRA, Michel Richter de Souza Oliveira. A HISTÓRIA CONTADA PELOS VITORIOSOS: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA VIMVER DA FUNDAÇÃO RENOVA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 28, n. 4, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2811. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2811. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos