QUALIDADE DE VIDA DE PRODUTORES RURAIS QUE REALIZAM GINÁSTICA LABORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i4a2020.2493

Palavras-chave:

Comunidade Rural, Desempenho Laboral, Qualidade de vida, Exercício físico

Resumo

Os pequenos produtores rurais exercem inúmeras atividades voltadas à agricultura e pecuária em suas propriedades sem ter uma carga horária definida, baseando-se de acordo com a necessidade da realização das tarefas. A ginástica laboral tem sido utilizada em diversas intervenções visando à melhora da qualidade de vida dos trabalhadores de setores urbanos, contudo, no setor rural, esta prática é ainda incipiente. Assim, objetiva-se avaliar a mudança na qualidade de vida de produtores de leite participantes do programa de atividades de ginástica laboral da Comunidade de São Justino em Juína/MT. Foi realizado uma análise do perfil socioeconômico dos ordenadores da comunidade e traçada a qualidade de vida dos mesmos antes e após intervenção com ginástica laboral. Para avaliação física dos ordenadores foi realizado o teste da quantidade de dor, por meio da Escala Visual Analógica da Dor, flexibilidade (Banco de Wells) e qualidade de vida (WHOQOL-bref). As médias de qualidade de vida dos participantes da pesquisa melhoraram significativamente após a intervenção e houve melhora na flexibilidade e diminuição da incidência de dor nos segmentos corporais citados. A ginástica laboral no meio rural também pode ser utilizada para melhoria da qualidade de vida dos produtores bem como melhora física.

Biografia do Autor

Claudionor Nunes Cavalheiro, IFMT - Campus Primavera do Leste, IFMT - Campus Primavera do Leste.

Educador Físico. Mestre em Ambiente e Desenvolvimento. Docente do IFMT - Campus Primavera do Leste, IFMT - Campus Primavera do Leste.

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bióloga. Doutora em Ecolgia. Docente do Centro de Ciências Médicas e dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e Sistemas Ambientais Sustentáveis

Ana Paula de Borba Morás, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmica de Ciências Biológicas, Bacharelado. Bolsista de Iniciação Científica. Bolsa Univates e Bolsa FAPERGS

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

CAVALHEIRO, Claudionor Nunes; REMPEL, Claudete; MORÁS, Ana Paula de Borba. QUALIDADE DE VIDA DE PRODUTORES RURAIS QUE REALIZAM GINÁSTICA LABORAL. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 27, n. 4, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i4a2020.2493. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2493. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos