AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DA APLICAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS NAS IES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Paloma Busanello Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sofia Ines Niveiros Universidade Federal de Mato Grosso
  • João Bosco Arbués Carneiro Júnior Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.2071

Palavras-chave:

Jogos de Empresas. Ensino-aprendizagem. Ambiente Educacional.

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a contribuição dos Jogos de Empresas, quando utilizados no ambiente educacional, como metodologia de ensino-aprendizagem nas matrizes curriculares dos cursos de graduação de Ciências Contábeis no Estado de Mato Grosso. Em relação à metodologia de pesquisa, este trabalho se enquadra como Descritiva, Levantamento, a partir de uma abordagem qualitativa do problema. Para coletar os dados, utilizaram-se dois questionários que foram encaminhados via e-mail para as IES. Os resultados obtidos demonstram que de dez Instituições que responderam os questionários, somente uma faz o uso da ferramenta na matriz curricular do curso, sendo que para esta IES, tal metodologia tem contribuído de forma satisfatória para o desempenho dos discentes. Identificou-se que esta ferramenta permitiria que os acadêmicos vivenciassem o mundo real, através de simulações empresariais virtualmente. Sugere-se que em função dos benefícios que esta ferramenta proporciona aos discentes e ao processo ensino-aprendizagem outras IES do Estado de Mato Grosso utilizem este método de ensino, ou seja, acrescentem Jogos de Empresas em suas matrizes curriculares.

Biografia do Autor

Paloma Busanello Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente atua na empresa Liderança Escritório Contábil no departamento pessoal.

Sofia Ines Niveiros, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e pós-doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Departamento de Ciências Contábeis.

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Mestrado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (2006) e cursa o Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UNIDERP). Coordena o MBA em Finanças e Controladoria e é Vice-Coordenador do MBA em Mercado de Capitais na UFMT. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

05-07-2019

Como Citar

CORRÊA, Paloma Busanello; NIVEIROS, Sofia Ines; CARNEIRO JÚNIOR, João Bosco Arbués. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DA APLICAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS NAS IES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 26, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.2071. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2071. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos