A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DO POLO METAL-MECÂNICO DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Jéferson Réus da Silva Schulz Universidade Federal de Santa Maria
  • Franco da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janis Elisa Ruppenthal Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1954

Palavras-chave:

Inovação. Inteligência Organizacional. Gestão do Conhecimento. Aprendizagem Organizacional.

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever a estrutura produtiva do polo metal-mecânico da Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul (RS), com base na importância da inovação para as empresas que o compõem. Para fins analíticos, considera-se a inteligência organizacional como uma ferramenta capaz de auxiliar essas organizações a empreenderem melhores práticas produtivas em observância aos delineamentos recentes do mercado brasileiro. O método de estudo consiste em uma abordagem exploratória e descritiva de elementos teóricos sobre a inovação no âmbito das empresas metal-mecânicas da Região Fronteira Noroeste do RS, além das contribuições da inteligência organizacional para um melhor posicionamento dessas firmas no mercado. Os resultados indicam que a inteligência organizacional é capaz de subsidiar o processo de tomada de decisão através do processamento da informação e da gestão do conhecimento por ela gerado. A inovação, por sua vez, permite um maior grau de especialização nas empresas, o qual é potencializado por um processo de aprendizado organizacional que possibilita a obtenção de economias de escala. As características do mercado requerem que as empresas façam uso de boas práticas de gestão da informação e do conhecimento para que consigam adaptar-se aos seus movimentos sem que sejam deixadas para trás pela concorrência. A inteligência organizacional pode auxiliar as empresas do polo metal-mecânico da Região Fronteira Noroeste do RS a alcançarem vantagens competitivas, além do aproveitamento de oportunidades, garantindo a sua adaptação ao ambiente e a sua permanência no mercado.

Biografia do Autor

Jéferson Réus da Silva Schulz, Universidade Federal de Santa Maria

Economista e Mestre em Engenharia de Produção

Franco da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Engenharia de Produção

Janis Elisa Ruppenthal, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

SCHULZ, Jéferson Réus da Silva; SILVEIRA, Franco da; RUPPENTHAL, Janis Elisa. A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DO POLO METAL-MECÂNICO DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1954. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1954. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos