CAPITAL SOCIAL E SUAS DIVERGÊNCIAS CONCEITUAIS

Autores

  • Luciana Pereira Leis Governo do Estado do Rio de Janeiro
  • Carolina Miranda Cavalcante Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1879

Palavras-chave:

capital social, enraizamento social, instituições

Resumo

O objetivo do presente artigo é uma análise do conceito de capital social a partir da leitura das principais obras de Putnam, Coleman e Bourdieu. Tais autores, referidos na literatura como os difusores do conceito de capital social no âmbito das ciências sociais, podem ser classificados em duas correntes: uma econômica, mais focada nos aspectos econômicos do capital social e nas teorias da ação racional (Putnam e Coleman); outra sociológica, que enfatiza a ideia de enraizamento social (Bourdieu). A segunda corrente adotaria uma perspectiva mais holística, chamando atenção para os aspectos estruturais na formação do capital social, enquanto a primeira estaria voltada à investigação dos mecanismos canalizadores da ação racional para a construção de redes de relacionamento dotadas de capital social. Tendo em vista a atenção dada à ideia de capital social por instituições internacionais, como o Banco Mundial, uma análise do conceito de capital social se faz necessária, haja vista a multiplicidade conceitual observada na literatura acerca desse tema.

Biografia do Autor

Luciana Pereira Leis, Governo do Estado do Rio de Janeiro

Possuo graduação e mestrado em Ciências Econômicas pela Unviersidade Federal Fluminense. Atualmente trabalho como especialista em políticas públicas no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Carolina Miranda Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela UFF. Professora Adjunta do Departamento de Direito Social e Econômico da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

LEIS, Luciana Pereira; CAVALCANTE, Carolina Miranda. CAPITAL SOCIAL E SUAS DIVERGÊNCIAS CONCEITUAIS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1879. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1879. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos