A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES DE MAMONA VINCULADOS AO PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL

Autores

  • Maria das Dôres Saraiva de Loreto
  • Haudrey Germiniani Calvelli Universidade Federal de Viçosa
  • Érika Cristine Silva

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1163

Palavras-chave:

Arranjos produtivos agroenergéticos, Produção, Reprodução Social

Resumo

O presente trabalho examina a dinâmica da produção e reprodução social dos arranjos produtivos de mamona, na Região Nordeste do Brasil. A pesquisa fez uso do método survey, entrevistando 50 agricultores, vinculados ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (2012-2015). Resultados mostraram que, apesar de o programa ter potencializado maior adensamento societário, por meio do Selo Combustível Social e do Projeto de Polos de Produção de Biodiesel, os agricultores familiares da Região Nordeste têm enfrentado problemas para transformar a produção de mamona, em grande parte extrativa, em um cultivo organizado, por estarem inseridos em uma agricultura de subsistência, com pouco conhecimento técnico e gerencial. Conclui-se que a produção do biodiesel pela agricultura familiar somente poderia fomentar a formação de arranjos produtivos locais sustentáveis, caso as ações do PNPB estivessem atreladas a outras políticas sociais, tecnológicas e ambientais.

Biografia do Autor

Maria das Dôres Saraiva de Loreto

Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica-PPGED. Universidade Federal de Viçosa- Minas Gerais.

Haudrey Germiniani Calvelli, Universidade Federal de Viçosa

Cientista Social e doutora em Ciências Humans e Pós-doutoranda da UFV.

Érika Cristine Silva

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica-PPGED. Universidade Federal de Viçosa- Minas Gerais.

Downloads

Publicado

25-04-2017

Como Citar

LORETO, Maria das Dôres Saraiva de; CALVELLI, Haudrey Germiniani; SILVA, Érika Cristine. A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PRODUTORES DE MAMONA VINCULADOS AO PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1163. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1163. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos