A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL

Autores

  • Daiani Clesnei da Rosa Centro Universitário Univates
  • Odorico Konrad Univates
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gestão Escolar, Educação

Resumo

Este artigo busca promover discussão sobre o ensino de educação ambiental na perspectiva da gestão escolar, por meio de reflexões acerca da educação ambiental crítica na construção da cidadania, e da gestão democrática e participativa. Esta é uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, bibliográfica e de levantamento, tendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a 52 diretores de escolas estaduais, pertencentes à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Vale do Taquari/RS - Brasil. As informações obtidas apontam que: a) a gestão escolar exerce papel importante na promoção do ensino, por meio do acompanhamento do trabalho pedagógico dos docentes; b) a gestão escolar como desencadeadora do processo democrático e participativo dentro das escolas promove a possibilidade de desenvolvimento da conscientização dos atores da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Daiani Clesnei da Rosa, Centro Universitário Univates

Área: Educação, Educação Ambiental, Gestão Escolar, Ensino Curso de Pedagogia e demais licenciatura: professora (Didática, Legislação Educacional, Gestão Educacional, Educação Ambiental) e orientadora de estágio. Coordenação de setor: NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) - responsável pela qualificação didático-pedagógica no ensino superior da IES. Doutorando no PPG em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES Mestre em Educação - UNISINOS Especialização Gestão Universitária - UNIVATES Especialização Administração e Planejamento para Docentes - ULBRA Pedagogia - UNISINOS

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

DA ROSA, Daiani Clesnei; KONRAD, Odorico; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR NO VALE DO TAQUARI/RS/BRASIL. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1079. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1079. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos