RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NA GESTAÇÃO

Elisângela da Silva de Freitas, Simone Morelo Dal Bosco, Crislene Aschebrock Sippel, Rosmeri Kuhmmer Lazzaretti

Resumo


Introdução: A gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno, que geram necessidade aumentada de nutrientes essenciais. Seja em termos de micro ou macronutrientes, o inadequado aporte energético da gestante pode levar a uma competição entre a mãe e o feto, limitando a disponibilidade dos nutrientes necessários ao adequado crescimento fetal. Portanto, a literatura é consensual ao reconhecer que o estado nutricional materno é indicador de saúde e qualidade de vida tanto para a mulher quanto para o crescimento do seu filho, sobretudo no peso ao nascer, uma vez que a única fonte de nutrientes do concepto é constituída pelas reservas nutricionais e ingestão alimentar materna.
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a nutrição na gestação. Metodologia: Foram selecionados textos originais e publicações científicas por meio das bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed usando as seguintes palavras-chave: Nutrition AND Recomendation AND Pregnancy AND Anthropometry OR Pregnancy OR Anthropometry . Foram escolhidas publicações nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Foram excluídos os artigos com relação a gestantes adolescentes e idosas. Resultado e conclusão: A relação alimentação adequada e gestação são de suma importância. Esta revisão vem contribuir com informações imprescindíveis ao cuidado e manejo de futuras mamães para o bom desenvolvimento da gravidez. A assistência a mulheres que queiram engravidar, por meio de profissionais capacitados como nutricionistas, visa à tomada de medidas profiláticas importantes.

Palavras-chave


Recomendação nutricional. Gestação. Antropometria.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Elisângela da Silva de Freitas, Simone Morelo Dal Bosco, Crislene Aschebrock Sippel, Rosmeri Kuhmmer Lazzaretti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: