GESTÃO DE CUSTOS POR MEIO DA ANÁLISE DO CUSTO VOLUME E LUCRO EM CONFEITARIA

Autores

  • Katiane Hentges Centro Universitário UNIVATES
  • Alexandre André Feil Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Microempresa, Contabilidade de custos, Análise CVL.

Resumo

Este estudo objetiva identificar os gastos envolvidos no processo operacional e produtivo e realizar sua análise por meio da relação Custo, Volume e Lucro (CVL) em microempresa do ramo alimentício de julho de 2014 a junho de 2015. O procedimento metodológico quanto à abordagem é quantitativo. O procedimento técnico centra-se na pesquisa documental. Quanto ao objetivo trata-se de uma pesquisa descritiva. Os resultados revelam que, no mês de ápice das vendas, a confeitaria alcançou uma margem de contribuição de 76,78%, mesmo mês em que atuou com uma margem de segurança de 79,64%. Assim, conclui-se que a empresa atingiu a margem de contribuição acima de 20%, almejado pela proprietária, exceto em janeiro e fevereiro de 2015.

Biografia do Autor

Katiane Hentges, Centro Universitário UNIVATES

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIVATES.

Alexandre André Feil, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale, Mestre em ambiente e desenvolvimento, especialização em gestão de negócios e graduado em ciências contábeis pelo Centro Universitário UNIVATES. Docente do Centro do Centro Universitário UNIVATES, alocado no Centro de Gestão Organizacional do Curso de Ciências contábeis.

Downloads

Publicado

19-04-2016

Como Citar

HENTGES, Katiane; FEIL, Alexandre André. GESTÃO DE CUSTOS POR MEIO DA ANÁLISE DO CUSTO VOLUME E LUCRO EM CONFEITARIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/529. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional