GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADO À ÁREA CONTÁBIL DAS EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI/RS

Autores

  • Datini Launa Rodrigues Centro Universitário UNIVATES
  • Fabrício Pretto Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Conhecimento, Contabilidade, Gestão do Conhecimento, Groupware, Tecnologia da Informação

Resumo

Durante as atividades do cotidiano, dados e informações específicas sobre regras de negócio, particularidades de clientes e detalhes técnicos necessitam ser resgatados para a correta execução das ações. Esse tipo de informação normalmente necessita ser recuperada de forma imediata para a rápida resolução do problema. A área de Gestão do Conhecimento provê técnicas e ferramentas para auxílio e gerenciamento da informação. Este artigo documenta uma pesquisa realizada com 108 escritórios contábeis e setores de contabilidade da região do Vale do Taquari – RS, para avaliar a forma como a gestão do conhecimento ocorre em seus ambientes de trabalho. Em seguida analisou-se um conjunto de ferramentas de software capaz de ser utilizado na área contábil para gestão de suas informações. Três ferramentas foram avaliadas com maior rigor e uma delas sugerida como mais propícia para essa finalidade. Levaram-se em consideração o perfil do usuário e caraterísticas como facilidade para registro e recuperação da informação, suporte a anexos e idioma.

Biografia do Autor

Fabrício Pretto, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Ciência da Computação Professor no Centro Universitário UNIVATES - Lajeado Atuante nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia da Computação Atuação na extensão como voluntário e coordenador do projeto Competição de Robótica

Downloads

Publicado

19-04-2016

Como Citar

RODRIGUES, Datini Launa; PRETTO, Fabrício. GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADO À ÁREA CONTÁBIL DAS EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI/RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/525. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional