JULGAMENTO SIMULADO SOBRE ADITIVOS ALIMENTARES COMO ESTRATÉGIA PARA APROFUNDAR OS CONCEITOS QUÍMICOS
Palavras-chave:
Técnicas coletivas. Simulação. Ensino da Química.Resumo
Metodologias diversificadas de ensino, que visam ao trabalho coletivo, oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes. Este estudo descreve uma estratégia de ensino que buscou abordar conceitos químicos contextualizados por meio da realização de um júri simulado. A problemática abordada foram os aditivos alimentares, em especial os benefícios e os malefícios que a utilização de edulcorantes e conservantes proporcionam. Participaram da pesquisa 29 estudantes de Química Analítica do curso presencial de Engenharia de Alimentos da UNEMAT de Barra do Bugres-MT. A turma foi dividida em três grupos: um para personificar os advogados de defesa, outro como advogados de acusação e o terceiro se portou como júri. As manifestações nos Fóruns, disponibilizados no Ambiente Virtual da disciplina, a respeito das aulas presenciais apontam que a estratégia foi envolvente e estimulou os estudantes a aprofundar seus conhecimentos por meio de pesquisas para embasar seus argumentos durante as discussões. Os resultados do estudo permitiram concluir que estratégias envolvendo ações coletivas e expressão oral são mais atrativas.Downloads
Publicado
14-12-2013
Como Citar
LEÃO, Marcelo Franco; QUARTIERI, Marli Teresinha; MARCHI, Miriam Inês. JULGAMENTO SIMULADO SOBRE ADITIVOS ALIMENTARES COMO ESTRATÉGIA PARA APROFUNDAR OS CONCEITOS QUÍMICOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/329. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas