FEMINISMOS NEGROS: RESISTÊNCIAS, ATIVISMOS E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO BRASIL

Autores

  • Ceila Sales de Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB e Universidade do Estado da Bahia UNEB.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3161

Palavras-chave:

feminismos negros, gênero, raça, resistências, direitos fundamentais.

Resumo

O Brasil, juridicamente, se consolida como um Estado Democrático de Direito, cujo fundamento principal é a dignidade da pessoa humana. Apesar da supremacia da Constituição, e seu caráter valorativo e garantista, na realidade, a sociedade brasileira é recortada por desigualdades e negações de direitos, a determinados grupos e coletividades. Dentro desse contexto, a trajetória das mulheres negras em nosso país, foi forjada, a partir das interseccionalidades das opressões racistas e patriarcais. Essa, entretanto, não é uma história apenas de opressões, mas, de lutas e resistências. O presente artigo aborda a trajetória de lutas e resistências dos feminismos negros no Brasil, e sua importância para a efetivação de direitos fundamentais. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica afrorreferenciada. Como objetivos específicos, o estudo analisa a trajetória de luta das mulheres negras, no período da luta quilombola e abolicionista. Aborda ainda, as trajetórias de lutas nos pós-abolição formal, a partir da imbricação nas lutas dos movimentos negros e feministas. E por fim, aborda a consolidação do feminismo negro, a partir da luta por identidade e diferença, e a importância dessas lutas para a efetivação de direitos fundamentais, e enfrentamento ao racismo e sexismo no Brasil.

Biografia do Autor

Ceila Sales de Almeida, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB e Universidade do Estado da Bahia UNEB.

Doutoranda em Estado e Sociedade - PPGES UFSB. Mestra em Direitos e Garantias Fundamentais - FDV. Bacharel em Direito. Docente na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Grupo de Pesquisa Direito, Sociedade e Cultura.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

SALES DE ALMEIDA, Ceila. FEMINISMOS NEGROS: RESISTÊNCIAS, ATIVISMOS E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3161. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3161. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais