ESCOLA PÚBLICA ATUAL OU CÍVICO-MILITAR? COM A PALAVRA PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DE VILA RICA/MT

Autores

  • Mônica Strege Médici Universidade Federal do Tocantins
  • Domenico dos Santos Médici Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC)
  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9184-916X

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3123

Palavras-chave:

Comunidade escolar, Militarização, Modelos de gestão.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as percepções dos professores e estudantes de uma escola pública mato-grossense sobre o significado da escola pública atual e a possibilidade de militarização desse espaço educativo. O estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, ocorreu em janeiro de 2020 e que envolveu 29 investigados, professores e estudantes de uma escola pública de Vila Rica/MT. Como instrumento de coleta dados, foi utilizado um questionário contendo 4 questões abertas. Ampla maioria dos investigados considera a escola pública atual como um espaço democrático e de livre pensamento, capaz de formar cidadãos críticos para viver em sociedade. Poucos estudantes manifestaram que gostariam que essa escola adotasse o modelo cívico-militar. Logo, essa reflexão precisa ser aprofundada, para que somente após compreender sobre os modelos de escola do sistema educacional brasileiro (atual e cívico-militar) a comunidade escolar consiga ter maturidade para escolher a melhor maneira da educação acontecer.

Biografia do Autor

Mônica Strege Médici, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Mestrado em andamento em Educação (Universidade Federal do Tocantins). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, Vila Rica, Mato Grosso, Brasil.

Domenico dos Santos Médici, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC)

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda(UNIFOA). Pós-Graduação em Educação Física Escolar. Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (SEDUC). Atualmente atua como diretor da Escola Estadual Maria Esther Peres, Vila Rica, Mato Grosso, Brasil.

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

MÉDICI, Mônica Strege; MÉDICI, Domenico dos Santos; LEÃO, Marcelo Franco. ESCOLA PÚBLICA ATUAL OU CÍVICO-MILITAR? COM A PALAVRA PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DE VILA RICA/MT. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i2a2022.3123. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3123. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais