DISCLOSURE AMBIENTAL DAS CORPORAÇÕES DA CARTEIRA ISE DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Debora Homercher Buffon Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Alexandre André Feil Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3111

Palavras-chave:

Disclosure ambiental. Índice de Sustentabilidade Empresarial. Variáveis intervenientes.

Resumo

O disclosure ambiental expõe informações a respeito das políticas ambientais, investimentos, custos e despesas incorridas para preservação, conservação e recuperação de áreas ambientais. Neste contexto, este estudo objetiva investigar o disclosure ambiental e suas variáveis intervenientes de 20 corporações listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, em 2020. A metodologia classifica-se em pesquisa é quantitativa, descritiva e documental, com auxílio de um checklist. A coleta de dados sucedeu-se mediante os relatórios contábeis e administrativos das 20 corporações cadastrados no ISE da BM&FBOVESPA e sua análise do spearmam test ocorreu com base no Software IBM SPSS Statistics 23. Os principais resultados revelam que o disclosure ambiental das corporações desta pesquisa ocorrem de forma tímida e ainda estão em um estágio inicial. O disclosure ambiental ocorreu com maior frequência nos relatórios de sustentabilidade e da administração e, com menor frequência, nas demonstrações do balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício. As variáveis que influencia significativamente no disclosure ambiental vinculam-se a atividade, lucro líquido, patrimônio líquido e ao lucro por ação. Conclui-se que as corporações analisadas apresentam o disclosure num estágio inicial e as variáveis que influenciam diferem de estudos precedentes.

Biografia do Autor

Debora Homercher Buffon, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduada pelo curso de Ciências contábeis da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Rio Grande do Sul, Brasil. Email: debora.buffon@universo.univates.br

Alexandre André Feil, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Atuo como docente adjunto no Curso de ciências Contábeis, editor geral da revista Estudo & Debate e Coordenador do comitê científico do Tecnovates do Centro Universitário UNIVATES. Sou graduado em Ciências Contábeis (1998-2003), Pós-graduado em Cooperativismo e Gestão de Negócios (2005-2006), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (2008-2010) pelo Centro Universitário UNIVATES e Doutor em Qualidade Ambiental (2013-2016) pela Universidade Feevale. Tenho experiencia e pesquiso na área da contabilidade gerencial, em especial, análise de investimentos, orçamento empresarial e gestão de custos. Na sustentabilidade relacionado a mensuração do nível de sustentabilidade, índices de sustentabilidade, contabilidade ambiental; e pesquisas relacionadas a ética profissional do profissional contábil, Comitê de bacias hidrográficos, geração de resíduos residenciais urbanos, Consumo de água.

Downloads

Publicado

18-05-2022

Como Citar

BUFFON, Debora Homercher; FEIL, Alexandre André. DISCLOSURE AMBIENTAL DAS CORPORAÇÕES DA CARTEIRA ISE DA BM&FBOVESPA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i1a2022.3111. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3111. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional